Mestrado: O início (após a aprovação) - Tira o Jaleco

Breaking

23/10/2017

Mestrado: O início (após a aprovação)


Olá, pessoal! Tudo bom? 
Há quase 1 ano não escrevo para o Diário de uma Mestranda... 

Hoje vim dar continuidade ao assunto anterior (que falei sobre a inscrição e o dia da prova).

Durante o meu período de estágio no laboratório (antes de prestar a prova do mestrado), eu e a minha orientadora já estávamos pensando sobre o tema e linha de pesquisa do meu projeto, só que acabamos mundando o foco após a minha aprovação. O tema do meu projeto foi baseado na linha de pesquisa e nos assuntos já estudados pelo grupo de pesquisadores do laboratório, buscando responder novas perguntas e investigar novos resultados.

Então nesse período inicial do mestrado (nos dois primeiros meses - julho e agosto/2016), estruturei e escrevi o meu projeto e organizei todos os documentos para encaminhar ao CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais), pois trabalho com animais de laboratório (camundongos).

Escrever um projeto sobre um assunto que era super novidade para mim, foi um grande desafio (sério!). E esses dois meses foram de muita dedicação, estudo, leitura de artigos (e não se engane, são todos em inglês mesmo!!) e escrita. E é necessário muito cuidado ao escrever um projeto, pois ele precisar ser referenciado corretamente e se atentar ao plágio (pois isso pode acontecer mesmo sem intenção, por isso existem vários programas e ferramentas online para identificação de possíveis plágios). E ao final, deixar tudo estruturado nas normas da ABNT.

A aprovação do comitê de ética também levou um tempo: só foi aprovado no final de dezembro/ 2016 para dar início em janeiro/2017. O CEUA é muito crítico e rigoroso: ele analisa cada detalhe experimental, se baseia em critério estatístico para a quantidade de animais que será utilizada e outras coisas. Por isso é muito comum o projeto voltar várias vezes para correções. Ainda bem que o meu voltou apenas 1 vez e foi aprovado na segunda submissão.

Durante esse período também, aproveitei para fazer 3 disciplinas não obrigatórias (que irei compartilhar com mais detalhes no próximo post!!).

E esses foram os meus primeiros 6 meses de mestrado: escrita do projeto, submissão ao comitê de ética, desenvolvimento de experimentos pilotos e disciplinas não obrigatórias.


Nos vemos no próximo post :)

Beijos,
Marcella

Nenhum comentário:

Postar um comentário