O ano passado participei pela primeira vez do Projeto Jovem Imunologista (como compartilhei nesse post aqui).
Este semestre estou novamente participando! Semana passada, dia 26/04/17, aconteceu a segunda aula que abordou o tema sobre Inflamação.
(Na foto: Tamara, Ricardo Souza, Professora Beatriz, Jonathan, eu e Ricardo Castro).
Cada membro do grupo ficou responsável por uma parte da aula. Retomamos os conceitos da primeira aula, principalmente sobre a composição do sangue e as principais células, antes de introduzir o tema da Inflamação.
Falamos sobre os 5 sinais da inflamação (calor, vemelhidão, edema, dor e perda da função) e discutimos passo a passo as etapas da inflamação (desde a lesão até o combate ao micro-organismo e a volta à homeostasia/reparo tecidual).
Mostramos também as inflamações mais comuns, como a espinha e a garganta inflamada, por exemplo... Inflamações não patogênicas, como no caso de um pé torcido... E discutimos se nesses contextos a inflamação é boa ou ruim.
Outro tópico importante abordado foi sobre a utilização de remédios, como antibióticos e anti-inflamatórios, para a resolução do quadro de infecção/inflamação. Vale ressaltar que qualquer tipo de medicamento só deve ser administrado mediante orientação médica!!
E para uma maior interação com a turma, realizamos uma dinâmica, na qual os alunos se fantasiaram de macrófagos, mastócitos, neutrófilos, células endoteliais da parede do vaso sanguíneo, hemácias, plasma, célula nervosa, bactérias... E juntos representamos todas as etapas da inflamação!!
A dinâmica é um tipo bastante didático de aula "não convencional" que ajuda bastante no aprendizado e na fixação do conteúdo apresentado!
E por fim, distribuímos um texto para cada aluno abordando o tema da aula e ainda retomamos alguns pontos importantes para encerrarmos com chave de ouro!!
E aí, gostaram?
Um beijo,
Marcella
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