Imunologia - PRR (Imunidade Inata) - Tira o Jaleco

Breaking

09/12/2016

Imunologia - PRR (Imunidade Inata)


Os PRR (Receptores de Reconhecimento de Padrões) são moléculas presentes na superfície de fagócitos, como também solúveis no sangue e fluídos extracelulares, capazes de reconhecer os PAMPs e DAMPs (vistos no post anterior). 

Os principais fagócitos que expressam as maiores variedades e quantidades desses receptores são os macrófagos e neutrófilos, os quais detectam micro-organismos patógenos e células danificadas para posterior eliminação, como também as células dendríticas, que participam na indução da resposta imune adaptativa após a estimulação da inflamação.

A tabela abaixo mostra os principais PRRs, onde estão localizados, alguns exemplos específicos e quais são seus ligantes (PAMP/DAMP):

(Imagem: ABBAS, 2012)

A ativação desses PRRs desencadeia na ativação de diversas respostas celulares através das vias de transdução de sinal, levando à produção de citocinas e outros mediadores pró-inflamatórios que participam da resposta imune contra os micro-organismos.


Para facilitar a aprendizagem, veremos sobre alguns desses PRRs separadamente nos próximos posts, assim como os mecanismos desencadeados após sua ativação.


Bibliografia recomendada:
Abbas, A. K., Lichtman, A. H., & Pillai, S. Imunologia celular e molecular. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2012.


Um comentário: