#Diário: Inscrição + O dia da Prova - Tira o Jaleco

Breaking

16/11/2016

#Diário: Inscrição + O dia da Prova


No post anterior eu compartilhei com vocês como foram os meus estudos para a prova do mestrado. Hoje vou contar um pouquinho sobre o dia da prova!

Antes de falar sobre a prova, acho importante ressaltar sobre a inscrição e documentos necessários.

A INSCRIÇÃO

Durante o período de inscrição, precisei preencher um formulário de inscrição e requerimento de matrícula, entregar uma cópia do diploma de Graduação, cópia do histórico escolar da graduação, Curriculum Vitae no modelo Lattes (e todos os comprovantes/certificados) e outros documentos (foto 3x4, cópias da certidão de nascimento, RG, CPF e título de eleitor). 

Além disso, também precisei entregar o resultado da minha prova de inglês para comprovar a proficiência na língua. O programa exigia nota mínima de 60% para o mestrado e 70% para o doutorado. Eu fiz o exame do TEAP na escola de inglês CNA e consegui acertar 74%!!

Com todos os documentos em mãos e nota do inglês, fiz então a minha inscrição e o pagamento da taxa (boleto bancário).

A PROVA

A prova foi numa terça-feira (31/05), manhã fria e chuvosa. Cheguei bem mais cedo do horário e fiquei esperando sentada na escada até abrirem a porta da sala. Durante esse tempo conheci o pessoal que também iria prestar o mestrado e contagiei todo mundo com a minha vibe positiva de que todos iriam passar. Por incrível que pareça, eu estava super tranquila e feliz nesse dia!

A prova contou com 10 questões abertas (dissertativas) baseadas na bibliografia sugerida pelo edital (livros Imunologia Celular e Molecular e A Célula). Não me lembro muito bem de todas as questões, mas teve uma que precisei descrever sobre o Sistema Complemento, descrever sobre as etapas da Inflamação, falar sobre o endereçamento de Proteínas... (se eu lembrar das outras eu adiciono aqui). 

A prova escrita teve peso 1 (eliminatória - nota mínima de aprovação: 5,0). O resultado saiu um ou dois dias depois, a ansiedade foi a mil!! E dos 11 inscritos, 8 passaram (fui a única menina que passou nessa seleção!!). 

Depois também teve a análise de currículo que foi classificatória (peso 1 - nota mínima: 5,0) e arguição (entrevista com a banca).

A entrevista foi composta por 3 professores. Eles perguntaram o que fiz na graduação, sobre iniciação científica, sobre os eventos que participei durante a graduação (congressos, apresentações...), perguntaram sobre o mestrado, se eu estava disposta de fazer mesmo na possibilidade de não receber bolsa, além de várias outras coisas também. Achei bem tranquilo!!

E no dia seguinte, o resultado: APROVADA!! Passei em sétimo lugar, muito feliz, aliviada e com aquela sensação de dever cumprido!!!


Depois iniciei no laboratório como mestranda oficial!! Mas sobre como foi esse início, vou deixar para contar no próximo Diário de uma Mestranda!


Um beijo,
Marcella

Nenhum comentário:

Postar um comentário