#Diário: Estágio Pré Mestrado - Tira o Jaleco

Breaking

29/08/2016

#Diário: Estágio Pré Mestrado


No post anterior eu compartilhei com vocês o motivo pelo qual escolhi a área de Imunologia para atuar no mestrado e como tudo começou. Hoje vou contar um pouquinho como foi o meu estágio pré mestrado!!

Muitos orientadores gostam de conhecer o aluno antes de aceitar orientá-lo no mestrado, por exemplo. Por isso eles oferecem um estágio (não remunerado) durante um certo período e avaliam o seu trabalho na bancada e na pesquisa no decorrer da rotina do laboratório.

No meu caso, eu fiz 4 meses de estágio no laboratório (onde atualmente trabalho com o meu projeto de pesquisa) e, durante esse tempo, aprendi várias técnicas diferentes como cultura de células, ELISA, extração de células da medula óssea e células de peritônio de camundongos, isolamento de neutrófilos da medula óssea de camundongos, extração e purificação de lipídeos, teste de viabilidade celular, extração e purificação de RNA, cDNA, PCR real time, entre outras. 

Ao longo do estágio também li bastante sobre a linha de pesquisa do laboratório e demais pesquisadores, além de planejar sobre o meu projeto de pesquisa.

O medo de errar e decepcionar os colegas era constante... Além do frio na barriga, da ansiedade, das dúvidas, da insegurança, do medo de começar a me virar sozinha, saber que agora todo o tempo é dedicado ao mestrado e aos estudos, os milhares de artigos, a responsabilidade que aumenta... Sem contar na adaptação de uma nova cidade e morar longe de amigos e família. Mudar de área é um grande desafio... O início de uma nova fase é um grande desafio... Mas tudo isso vale muito à pena! 

Foram meses de muito aprendizado, até hoje aprendo coisas novas todos os dias. 

Nesse período também eu estudei muito, muito e muito para a prova! Mas isso vou deixar para contar com mais detalhes no próximo Diário de uma Mestranda :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário